Plantas dentro de casa humanizam o ambiente e trazem um toque de frescor para a decoração. Mas, o que fazer se o espaço é pouco e a luz é escassa? A solução é escolher espécies que se adaptem bem a locais pouco iluminados. 


      Se você é um apaixonado por verde, mas não possui muito espaço, não se preocupe. Nossas amigas vegetais são muito versáteis e é fácil encontrar plantas para ambiente fechado que vão encher seu lar de alegria.


vivadecora.com.br
    
    
      ESPADA-DE-SÃO-JORGE E ESPADA-DE-SANTA-BÁRBARA (COM A BORDA AMARELA)
   

sipetrol.org.br


Com sua forma reta, é muito elegante e fica bem em qualquer espaço da casa. 

Luz: não precisa de luz direta, pode ficar em locais com pouca iluminação. 

Rega: 1x por semana, quando o substrato estiver seco. 


 ZAMIOCULCA

venflor.com.br

Ela consegue sobreviver muito bem até em condições pouco favoráveis de água, pois ela usa o seu próprio caule ( tubérculo ) como um reservatório de água.

Luz: deve ser cultivada em ambiente interno. Não pode receber sol direto pois não necessita de muita luz, nem de locais abertos.

Rega: recomenda regá-la de duas a três vezes na semana, no máximo. No inverno, apenas uma rega por semana já é suficiente. 

JIBÓIA

 

vivaocondominio.com.br

Para os que sentem falta de ver mais natureza, a jiboia vai ser sua aliada na hora de espalhar o verde pelas paredes da sua casa porque ela cresce com efeito pendente, na vertical. Ela é tóxica e pode apresentar perigo às crianças e animais de estimação, caso seja ingerida. 

Luz: adapta bem aos ambientes com meia-luz e que o ambiente tenha bastante luz natural.

Rega: devem ser feitas de duas a três vezes por semana.


     PEPEROMIA

blog.plantei.com.br

A planta, que é perene e pendente, é uma das mais fáceis de cultivar e adapta-se bem a diferentes ambientes internos e externos.

 

Luz: locais de meia-sombra que bem iluminados.

 

Rega: uma a duas vezes por semana



DRACENA (PAU D’ÁGUA)

plantly.io


Ela apresenta baixíssima manutenção, podendo ser cultivada até pelos jardineiros mais esquecidos. A dracena também é considerara uma excelente espécie para despoluir ambientes.

 

Luz: meia sombra ou luz difusa.

 

Rega: regulares, mantendo o solo levemente úmido. Aprecia o calor e a umidade ambientais, mas não tolera encharcamentos.



RAPHIS

minhasplantas.s3.amazonaws.com


Nativa da China, essa linda palmeira é excelente para ambientes internos, especialmente salas, quartos e banheiros iluminados porque não depende do sol direto para se desenvolver. 

 

Luz: meia sombra e sombra; Ideal para interiores;

 

Rega: regas regulares em substratos muito bem drenados são ideais para o seu cultivo em climas quentes.



PACOVÁ

floresefolhagens.com.br


De caule curto, as folhas surgem a partir de pseudo-bulbos, sua porção superior é brilhante, dando a essa planta características ideais para sua utilização em quadros vivos, em jardins com pouca incidência solar, ou na decoração de interiores.

 

Luz: no entanto, apesar de não poder ser cultivada sob o sol pleno, a Pacova precisa viver em um ambiente que seja quente (tenha calor) e umidade, condições climáticas próprias do clima tropical que é apreciado por essa espécie vegetal.

 

Rega: a rega deve ser realizada em uma frequência de 2 a 3 vezes a cada semana ou sempre que o substrato estiver seco.



FICUS LYRATA

media.designconnected.com


O verde das suas folhas rugosas se destaca no ambiente em contraste com o acabamento  dos vasos, criando lindas composições.

 

Luz: gosta de ambientes úmidos e com muita luminosidade, mas sem sol direto.

 

Rega: a rega deve ser feita de duas a três vezes por semana. No verão, molhe as folhas com um borrifador.



LÍRIO DA PAZ

lojavirtual.cidadejardimplantas.com.br


Pode ser encontrada em diversos tamanhos, com folhagem verde escura e brilhante de crescimento rápido no verão e sua floração exibe uma flor branca que se destaca sendo inclusive mais alta do que a própria folhagem.

 

Luz: deve ser cultivada sempre à meia sombra.

 

Rega: a rega deve ser moderada, manter a terra úmida.



COSTELA DE ADÃO

casa.abril.com.br


A Costela-de-adão pode ser usada em qualquer ambiente da casa. Além disso, tem se tornado uma das maiores tendências atuais quando o assunto é decoração. é importante lembrar que essa planta é considerada tóxica, mesmo possuindo um fruto comestível. 

 

Luz: cultivada á meia sombra ou luz filtrada, não suporta a luz solar diretamente após às 10 horas da manhã, principalmente durante o verão.

 

Rega: as regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.