O aumento do stress nas grandes cidades despertou em muitos consumidores o sonho de ter o seu spa particular em casa para relaxar. Mesmo em apartamentos e casas com medidas reduzidas, os banheiros com banheira tornaram-se um luxo cada vez mais presente.

Banheiro-com-banheira-de-embutir
mulher.uol.com.br

MODELOS DE BANHEIRAS


Atualmente existem banheiras disponíveis em vários tamanhos e formatos. Basicamente os modelos se dividem em banheiras de embutir ou de apoio.

# Banheiras de embutir


As banheiras de embutir são mais acessíveis, entretanto sua desvantagem é o custo da infraestrutura e o acabamento externo que implica em gastos com alvenaria de sustentação.  Essa estrutura feita de areia, como um “colchão” fará o calçamento da banheira, impedindo que a banheira se deforme com o peso do corpo e da água. Esta estrutura deve ainda contar uma abertura para instalação e manutenção do motor.

Banheiro-com-banheira-de-embutir-1
moveisdecorando.com.br

# Banheiras de apoio


Este é o modelo de banheira mais adequado para banheiros pequenos, pois ocupam menos espaço e não exigem base de alvenaria. A instalação é mais simples devendo ser observados previamente os pontos de entrada e saída de água bem como o sistema de aquecimento e ponto de energia elétrica. Mas esta facilidade tem um preço – as banheiras de apoio são geralmente mais caras que as banheiras de embutir.

Banheiro-com-banheira-de-apoio-1
decorsalteado.com

TIPOS DE MATERIAIS DAS BANHEIRAS


As banheiras mais convencionais são as de pedra (mármore ou outros tipos de pedras), acrílico e gel coat (são resinas contendo pigmentos, cargas e agentes tixotrópicos).

Mas há também modelos dos mais variados tipos, como fibra de vidro, madeira, cobre, aço e até de rocha vulcânica, que mantém a temperatura da água por mais tempo.

MEDIDAS PARA INSTALAR BANHEIRA EM BANHEIROS PEQUENOS


Para a instalação de uma banheira tradicional de 180 x 90cm, que vazia pode pesar 40kg e até 220kg cheia, é preciso consultar o responsável pela obra para verificar se o peso não comprometerá a estrutura do imóvel. 

É necessário verificar também as medidas do loal onde será instalada que deve ter, no mínimo, 190 cm x 210cm para conseguir suportar uma banheira convencional (sem hidromassagem)

Os pontos de energia (220 volts) devem estar localizados aproximadamente a 30 cm de altura do chão e saída de esgoto o mais próximo possível do ralo.

DICAS PARA TER UM BANHEIRO COM BANHEIRA


# Ambiente: Verifique as condições de ventilação, iluminação e impermeabilização do local onde a banheira será instalada para evitar umidade e infiltração.

# Garantia: A garantia depende diretamente do processo de instalação. A banheira deve ser instalada por um técnico que tenha conhecimentos específicos em elétrica e hidráulica e, preferencialmente, que seja treinado e qualificado pelos fabricantes.

# Modelos: Avalie os custos de instalação e manutenção do modelo escolhido. Há modelos de banheiras que facilitam a instalação, que não exigem mudanças na alvenaria e outros modelos que, apesar de terem um custo menor, demandam reformas estruturais.

# Manutenção: Faça uma manutenção periódica para evitar gastos desnecessários. Caso escolha uma banheira de hidromassagem, evite longos períodos sem utilização, pois o motor pode travar sem atividade. Este modelo precisa uma bomba de funcionamento que deve estar instalada em um lugar de fácil acesso para manutenção.

# Hidráulica: Para instalação de uma banheira, seja do modelo embutido ou de apoio, os pontos de água quente e fria devem ser verificados previamente assim como ponto de saída de água da banheira. Banheiras de apoio irão necessitar de uma torneira monocomando ou um misturador. A saída de água da banheira sairá junto com o escoamento do ralo do banheiro.

# Durabilidade: Nas banheiras de gel coat, o brilho sofre influência da radiação UV e tem vida útil de dois anos. Já os modelos confeccionados em acrílico possuem acabamento durável, com garantia média de dez anos. Ambos devem ser limpos com sabão neutro e água.

20 INSPIRAÇÕES DE BANHEIROS COM BANHEIRA


 
Banheiro-com-banheira-de-apoio-2
 Casa e Jardim Banheiro-com-banheira-de-embutir-3
 filosofiadeinterior.blogspot.com
Banheiro-com-banheira-de-embutir-4
 gabinetebanheiro.blogspot.com
Banheiro-com-banheira-de-embutir-5
 hometeka.com.br
Banheiro-com-banheira-de-apoio-3
 homify.com.br
Banheiro-com-banheira-de-apoio-tipo-ofurô
 homify.com.br
Banheiro-com-banheira-de-embutir-6
 ligadanasdicas.com
Banheiro-com-banheira-de-embutir-7
 me-dekora.blogspot.com
Banheiro-com-banheira-de-embutir-8
 Mulher.uol.com.br/ Arquiteta Samia Sarayedine e Renata Seripieri
Banheiro-com-banheira-de-embutir-9
 nossaweb.org
Banheiro-com-banheira-de-embutir-10
 Pinterest.com
Banheiro-com-banheira-de-apoio-3
 revistacasaeconstrucao.uol.com.br
Banheiro-com-banheira-de-embutir-11
 revistasuacasa.arq.br
Banheiro-com-banheira-de-apoio-4
tuacasa.com.br
Banheiro-com-banheira-de-embutir-12
grzero.com.br
Banheiro-com-banheira-de-embutir-13
simplesdecoracao.com.br
Banheiro-com-banheira-de-embutir-14
arquidicas.com.br
Banheiro-com-banheira-de-apoio-5
3gvidrosespelhos.com.br
Banheiro-com-banheira-de-apoio-6
 houzz.com
Banheiro-com-banheira-de-apoio-7
webluxo.com.br

Quem não quer ter um spa particular não é mesmo! Sonho de consumo!

Beijos!

Fonte:
www.fazfacil.com.br; www.extra.globo.com, www.morarmelhor.com