Falar de decoração para cozinha planejada pequena é uma necessidade atual, pois cada vez mais as construtoras estão entregando apartamentos com a metragem reduzida. Nestes casos, a regra é aproveitar cada centímetro do ambiente utilizando móveis planejados e suspensos.


Via: cozinhadecorada.com.br

10  dicas para ter uma cozinha planejada pequena e funcional


1- Para decorar uma cozinha planejada pequena comece medindo a área do cômodo (comprimento x altura das paredes) e as aberturas (portas e janelas)

2- Tome nota de tudo que deseja colocar em sua cozinha, como eletrodomésticos, móveis e utensílios para que você possa organizar tudo e identificar as necessidades (tomadas, por exemplo) sem esquecer-se de nenhum detalhe. 

3- Com as medidas em mãos e necessidades anotadas, faça um “croqui” da cozinha, ou seja, um desenho incluindo todos os móveis e aberturas (portas, janelas, passa-pratos) para facilitar a sua visualização do ambiente. 



Via: urbanamente.net

4- É possível otimizar a área de uma cozinha planejada pequena fazendo a integração com outro ambiente. As cozinhas americanas conseguem exercer bem esta função. Neste modelo de cozinha, a bancada pode servir de mesa para refeições se colocarmos alguns bancos na altura adequada.



5- Aproveite o espaço da bancada para embutir gavetas e prateleiras. Dessa forma você conseguirá organizar os eletrodomésticos e utensílios e otimizar os espaços.


Via: g2design.com.br

6- Você pode colocar pisos diferentes para delimitar o espaço da cozinha e da sala. Para dividir os ambientes, coloque uma mesa ou um balcão. 



7- Para deixar sua cozinha mais divertida e promover maior interação com os visitantes e moradores da casa, utilize uma lousa ou pinte uma parede com tinta lousa. 


8- Para uma reforma rápida e personalizada, invista em adesivos para azulejos. 


9- Mantenha a mesma cor nos armários para que o ambiente fique mais clean


10- Outra opção para trazer uma sensação de amplitude em uma cozinha planejada pequena, é utilizar espelhos, como neste exemplo abaixo, onde foi instalado um espelho sobre a bancada. Os espelhos são de fácil manutenção e auxiliam na iluminação refletindo a luz. 


Essas 10 dicas vão te ajudar a decorar sua cozinha planejada pequena e deixá-la moderna e encantadora! Espero que gostem!

Texto de Bianca Alvarenga da equipe Viva Decora - Decoração parceira do Blog.
Adaptação: Luciana Pessoa 

Beijos!