Com espaços cada vez mais reduzidos nos apartamentos, arquitetos e decoradores precisam otimizar cada ambiente da melhor forma possível. Confira dicas para decoração de salas pequenas + inspirações!

COMO ESCOLHER MÓVEIS PARA SALAS PEQUENAS

1 - Evite o conjunto de sofás de 2 e 3 lugares. Dê preferencia para um bom sofá de linhas mais retas, menos profundo, de cores lisas e neutras. 

salas-pequenas-decoradas-1
Projeto da arquiteta Izabela Lessa / Foto: MCA Estúdio/Divulgação em uol.com

salas-pequenas-decoradas-2
Foto: casa.abril.com.br

2- Para os assentos complementares, utilize poltronas ou cadeiras de design.

salas-pequenas-decoradas-3
A cadeira tulipa completa a sala. A mesa de centro de vidro não “pesa” na decoração desta sala de estar pequena. Foto: Rodrigo Pazinato em campograndenews.com.br

3- Outra peça coringa na decoração de salas de estar pequenas são os pufs que podem servir tanto de mesa de apoio como de assento.

salas-pequenas-decoradas-4
Projeto da arquiteta Clélia Regina foto: saladamadame.com.br

4- Otimize os espaços evitando estantes robustas para colocar a tv. Fixe a tv  na parede e prefira um rack mais estreito e com nichos para acomodar os equipamentos e acessórios.

salas-pequenas-decoradas-5
Foto: blog.brasilbrokers.com.br

salas-pequenas-decoradas-6
O móvel estreito comporta a TV e os acessório da sala. Foto: blog.obravip.com.br

PISO E PAREDES NA DECORAÇÃO DE SALAS PEQUENAS


1- Em espaços pequenos, os pisos contínuos proporcionam a sensação de amplitude. Nas salas pequenas dê preferência para pisos com a mesma tonalidade, preferencialmente em tons neutros e sem padronagens, pois combinam com praticamente tudo. Para delimitar os espaços,  o tapete cumpre bem esta função.

salas-pequenas-decoradas-7
Foto: googleimages.com.br

2- Nas paredes, utilize cores claras e off-white como o branco ou um dos vários tons de cinza.

salas-pequenas-decoradas-8
Foto: decoracaoplanejada.com

3- Se você gosta de ousar e quer aplicar uma cor contrastante, deixe para utilizá-las nos acessórios ou eleja uma parede ou móvel como destaque, como por exemplo um puff ou cadeira. Cuidado com o exagero: “O menos é mais”. 

salas-pequenas-decoradas-9
Foto:inmary.com.br

salas-pequenas-decoradas-10
Foto: meninadeatitude.com.br

salas-pequenas-decoradas-11
Foto: casaabril.com.br

Então podemos ver nestas salas pequenas algumas características que são comuns: Sofás neutros + estantes estreitas para os acessórios e TV + puffs como assentos ou mesa de centro + tapetes para delimitar o espaço.

Espero que gostem. Beijos!