Chegou o momento de decorar a sua árvore de natal e você não tem menor ideia de como fazer? Não se desespere! Fizemos um passo-a-passo para  você montar sua árvore de natal com muito estilo!

Como decorar árvore de natal

  • Considerando a popularização dos pinheiros artificiais por sua praticidade e conservação, selecionamos alguns dos modelos mais utilizados na decoração de natal. O custo unitário é proporcional ao tamanho e densidade da árvore. No passo-a-passo deste post utilizamos o modelo canadense de 1,50 m que é o mais popular dos modelos abaixo:
Tipos de árvores de natal
1-Imperial         2- Real        3-Tradicional      4-Canadense
  • O tamanho da árvore de natal deve ser proporcional ao ambiente. Ambientes amplos, com pé-direito alto comportam árvores com mais de 2 metros. Mas se o ambiente é compacto, uma árvore de natal de 1,50 à 1,80 cm é suficiente;
Tamanhos de árvores de natal
  • Mesmo se sua árvore de natal for menor e mais rasa (com poucos galhos) é possível, ter uma bela decoração. Neste caso, é necessário utilizar de outros artifícios para criar contraste e suprir os espaços vazios entre os galhos da árvore de natal. Dica: Enrole “festão” aramado verde entre os galhos da árvore de natal. Você vai se surpreender com o efeito de volume, profundidade e contraste após a aplicação. Abaixo os dois modelos utilizados neste post: 
Tipos de festão de natal
  • Os ornamentos devem proporcionais ao tamanho da árvore de natal. Enfeites pequenos (5 cm a 8cm) ficam melhores em árvores de pequeno e médio porte, mas a mescla de tamanhos também proporciona um efeito interessante.
  • Quanto às cores, se a intenção é montar uma árvore de natal mais elegante e discreta opte pelo branco, prata e dourado. Se a intenção é inovar, enfeites azuis, lilás e laranja estão na moda e proporcionam uma decoração alegre e vibrante. Agora se você prefere o tradicional vermelho e verde, utilize acessórios diferentes e personalizados, dê o seu toque de personalidade. 

ESCOLHENDO O TEMA DA ÁRVORE DE NATAL

Árvore com tema infantil – utilize bonequinhos de neve, bichinhos coloridos, fitas, lacinhos, anjos, renas, Papai Noel, gorrinhos de feltro e cores alegres e vibrantes;

árvore de natal tema infantil
Foto: showmedecorating.com

Árvore com tema clean e elegante – utilize enfeites predominantemente prata e dourado, enfeites de acrílico, vidro e com efeito transparente, bolas de espelhos, plumas brancas, enfeites com gliter; 

árvore de natal tema elegante
Foto: fantasticviewpoint.com

Árvore com tema jardim – Utilize enfeites com pássaros, pinhas, galhos secos, flores e fitas;

árvore de natal tema jardim
Foto:sowanddipity.com

Árvore com tema tradicional – Utilize enfeites vermelhos e dourados dos mais variados, mas estas cores não podem faltar!

árvore de natal tema tradicional
Foto: showmedecorating.com 

Confesso que o tema mais gosto é o jardim mesclado com o tradicional como o modelo que explicaremos abaixo. Confira!

MONTANDO A ÁRVORE DE NATAL

Agora chegou o momento de colocar a mão na massa, ou melhor, na árvore! Preparamos algumas dicas básicas para você montar a sua árvore de natal. Itens necessários:

01 pinheiro artificial médio 1,50 m (modelo canadense);
200 lâmpadas de led brancas ou amarelas (pisca-pisca com as lâmpadas bem pequenas);
Mínimo de 04 dúzias de bolas de cor prata, dourada ou na cor que preferir de tamanhos variados de 05 a 08 cm de diâmetro; 
01 dúzia de enfeites variados (a gosto - de acordo com o tema escolhido previamente - infantil, elegante, ou jardim). Podem ser bolas de vidro, bolas coloridas, com gliter, com lantejoulas, bonequinhos, anjinhos, pássaros, borboletas, flores, galhos secos, bonequinhos de neve, estrelinhas, flocos de neve, renas, etc;
05 dúzias de ganchinhos para pendurar ou linha verde;
01 estrela para dar o acabamento no topo;
1,0 m de tecido tipo juta para fazer o acabamento do cachepô do pé da árvore de natal;
1,0 m de tecido tipo tela dourada para fazer o acabamento do cachepô no pé da árvore de natal;
01 laço pronto ou 01 rolo de fita dourada ou prata para laço do cachepô pé da árvore;
01 recipiente para fazer o cachepô que irá acomodar o pé da árvore  (pode ser um pote grande, um balde ou uma caixa);
01 fita adesiva de lacrar caixa; 
Areia, pedriscos, ou 05 garrafas pet para fazer o enchimento do cachepô. Caso você não queira fazer o acabamento do pé da árvore com cachepô, você pode encapar caixas vazias com papel de presente e acomodar debaixo da árvore.
Se a sua árvore de natal tem os galhos mais espaçados, você vai precisar de 06 tiras de festão triplo e 01 tira de festão ramificado verde.


enfeites de natalenfeites de natal

Passo- a-passo:


1- Comece abrindo e desamassando os galhos da árvore de natal que geralmente chega “espremida” e amassada dentro da caixa;
2- Com os galhos já alinhados, acomode o pé da árvore de natal dentro do recipiente (pode ser um pote grande, um balde ou uma caixa). Encha o recipiente com areia ou garrafas pet cheias de água de maneira que a árvore de natal fique plantada dentro do recipiente ou apoiada sobre ele. Se você utilizar o enchimento com garrafas pet, utilize a fita adesiva para dar firmeza. O objetivo é deixar árvore mais "alta", na altura dos olhos.

Como decorar árvore de natal

3- Agora enrole o tecido de juta e o tecido de tela dourada envolta do recipiente, formando o cachepô. Você pode usar grampeador para segurar as duas partes ou até mesmo uma agulha de costura. Veja resultado final na imagem abaixo:

Como decorar árvore de natalComo decorar árvore de natal

4- Para dar volume e contrate, enrole a tira de festão ramificado entre os galhos no sentido horizontal na parte mais larga do pinheiro (na base). Depois enrole as tiras de festão triplo em sentido horizontal entre os galhos da árvore de natal. Vá circulando em sentido ascendente de modo a preencher os espaços vazios entre os galhos.

Como decorar árvore de natal
Foto: arquivo pessoal

  5- Agora enrole as lâmpadas de baixo para cima. Procure distribuir as lâmpadas de maneira uniforme na árvore de natal. Faça o possível para disfarçar os fios do pisca-pisca.


Como decorar árvore de natal
Foto: arquivo pessoal
  
6- Agora, distribua de maneira uniforme na árvore de natal as 04 dúzias bolas nas cores e tamanhos desejados.
7- Distribua os enfeites especiais temáticos nos espaços que restaram entre as bolas de natal. 

Como decorar árvore de natalComo decorar árvore de natal

Como decorar árvore de natalComo decorar árvore de natal

8- Coloque a estrela no topo da árvore de natal. Você pode fazer um laço de fita na base da estrela para dar o acabamento.

9- Com o restante da fita, faça um laço também no cachepô da árvore de natal ou coloque um laço pronto.
Como decorar árvore de natal

10- Agora é só ligar as lâmpadas e deslumbrar-se com sua obra de arte! 


Como decorar árvore de natalComo decorar árvore de natal

Beijos!